24 de maio, dia do telegrafista

A telegrafia, criado em 1843, foi o primeiro meio de comunicação a distância, onde inicialmente era transmitido por fios.

Em 1896 o brasileiro Padre Landel de Moura fez os primeiros testes da telegrafia sem fio por meio de ondas eletromagnéticas. Entretanto foi o italiano Giuseppe Marconi, que também se dedicava a esse invento, foi quem conseguiu patenteá-lo em seu nome.

Já em 1900 as embarcações marítimas receberam tecnologia.

Durante todo o século, de 1900 a 2000, a TSF (telegrafia sem fio) foi o principal meio de comunicação em todo o mundo e apenas no ano de 1999/2000 foi que este meio de comunicação, que vinha sendo utilizada apenas na marinha mercante, foi encerrado.

A figura do profissional radiotelegrafista que já vinha agonizando, encerrou-se definitivamente no final deste século.

Profissionalmente desaparece, mas sobrevive até hoje como grande Hobby dentre os homens da comunicação do “ponto e traço”, mais conhecido como Código Morse.

Os mesmos migraram para o radioamadorismo, onde cultivam tal prática com grande amor e alegria, conversando diuturnamente como lazer, além de estarem aptos a prestarem serviços de utilidade pública em caso de algum tipo de colapso tecnológico/satelital.

Além do mais, esses abnegados e saudosistas não deixam o Código Morse morrer. Muito pelo contrário, sempre formam outros telegrafistas através de ensinamentos práticos aos que desejam conhecer esse meio.

Um meio de comunicação criado no século de 1800, mas sem data para seu fim.

O telegrafista morre, mas o Código Morse não!

Em código morse:

—- “homenagem aos radiotelegrafistas do Brasil e do mundo. Parabéns. py2ms Dary”—-