Doação do Telégrafo ao MAH – Museu Prudente – Explorando o Passado da Comunicação em Presidente Prudente: Uma História de Dari Bonomi Avanzi


Aos 81 anos, sou Dari Bonomi Avanzi, empresário do ramo de telecomunicações, cuja jornada teve início nesta cidade de Presidente Prudente aos meus 15 anos, em 1958. Transferi-me para São Paulo em 1965, após dar os primeiros passos na área de comunicações na Estrada de Ferro Sorocabana, aqui em Presidente Prudente, utilizando o telégrafo por fios, então o auge da tecnologia na época.

O telégrafo em Presidente Prudente era um dos poucos meios de comunicação disponíveis para a população, conectando não só a cidade a São Paulo, mas também ao Brasil e até mesmo ao exterior. O telégrafo que temos diante de nós, o código Morse, remonta a 1844, quando Samuel Morse desenvolveu seu alfabeto. Este telégrafo rudimentar foi um dos primeiros, conhecido como telégrafo inglês, que chegou ao Brasil em 1852, sendo adotado pela Estrada de Ferro Sorocabana desde sua fundação em 1875.

Durante décadas, esse telégrafo foi o principal meio de comunicação, tanto para a ferrovia quanto para o público em geral. Com movimentos de agulha que formavam letras do código Morse, ele transmitia todas as mensagens da estação de Presidente Prudente, tanto comerciais quanto pessoais. Este aparelho, agora disponível para visitação em museu, é um testemunho do passado, perdurando até 1875, quando foi desativado em favor de novas tecnologias.

É interessante notar como a comunicação evoluiu ao longo dos anos. Uma mensagem tão simples como “salve Presidente Prudente” era transmitida com dificuldade, mas representava o ápice da tecnologia na época, alcançando um grande sucesso.

Reviver essa história nos ajuda a valorizar o progresso alcançado e a refletir sobre o quanto avançamos desde então.