Uma Justa Homenagem A Um Pioneiro Da Radiotelegrafia

05 de Maio: No Dia Nacional das Comunicações, uma justa homenagem a um pioneiro da Radiotelegrafia!​

Dary Bonomi Avanzi – aos 15 anos revolucionou o sistema telegráfico em Presidente Prudente.

A data de 05 de Maio figura no Calendário Anual como o “Dia Nacional da Comunicação”, comemorado em todo o País. Também no exterior existe comemoração especial por se tratar de um dia internacional da comunicação. E qual o significado ?  “É o ato de transmitir e receber mensagens através de um tipo de linguagem: falada, musical, gestual ou de outras definições”. Os seres humanos se comunicam principalmente por meio da linguagem falada. Posteriormente acrescida de um eficiente desempenho proporcionado pela tecnologia, através de equipamentos sonoros ajustados à imagem transmitida pelos meios de comunicação. O Telégrafo é um aparelho empregado desde nossos antepassados para transmitir mensagens a grandes distâncias. Samuel Morse – que criou o Código Morse – figura como a pessoa que enviou sinais telegráficos à distância de 518 metros. Sem fios, emitindo sinais de ponto e traço por meio de um manipulador significando as letras do Alfabeto. Em Presidente Prudente, as comunicações telegráficas tiveram dois pontos de referência: os Correios e a Estrada de Ferro Sorocabana. Mas foi na Estação ferroviária que praticamente se estabeleceu o maior Centro de Operações, tendo como pioneiro um jovem de apenas 15 anos de idade, que se qualificou e fez uma carreira brilhante como Radiotelegrafista: Dary Bonomi Avanzi.  
 
Atualmente Diretor do Grupo Avanzi Consultoria em Telecomunicações, Dary nos relata sua biografia a partir do momento que se enquadrou na área de comunicações como Telegrafista, precedido de um curso de iniciação entre 1956 e 1957 que reuniu 100 candidatos com disponibilidade de apenas 30 vagas. O maior apoio que recebeu foi proveniente de um tio que exercia essa profissão e o incentivou a abraçar a carreira de Telegrafista, dando-lhe toda a assistência que ele precisava. Já Aprovado, saiu  em Julho de 1958 a nomeação de Dary para o exercício da profissão de Telegrafista em Presidente Prudente. O embarque aconteceu na Estação de Botucatu e de lá, foi parar em Assis a fim de realizar os exames médicos. Em seguida partiu para exercer sua nova atividade profissional na Subdivisão de Presidente Prudente. Contava 15 anos de idade e foi considerado “o mais novo Telegrafista de toda a ferrovia”.   
 
Nosso novo Telegrafista traça um resumo de sua carreira profissional e de pioneirismo na região de Presidente Prudente:”além da ferrovia, fazia a captação de sinais em Morse diretamente das Agências Noticiosas: France Press, Asa Press, United Press e Agência Soviética Tass”. As notícias captadas eram passadas para os Jornais Falados das Emissoras de Rádio. Aos 22 anos se transferiu para a Capital do Estado, onde conheceu e utilizou novos equipamentos (seis no total), inclusive de radiotelegrafia utilizados por novas empresas que ele passou a prestar serviços: aviação, celulose, oleaginosas e inclusive o Palácio do Governo. De 1983 ao Ano 2000 – Assessoria em áreas de telecomunicações e segurança pública. Daí, assessoramento especial na área de telecomunicações a Jornais e Emissoras de Rádio e acompanhamentos de vários conflitos internacionais como: Tomada de pode de Cuba, Guerras Frias (EUA e URSS), Guerra do Vietnan, Assassinato de J.F.Kennedy e outros. 
 
Em 1980, Dary Bonomi Avanzi foi convidado a atuar como Radiotelegrafista do Papa João de Deus em São Paulo e Aparecida. À convite da ANATEL, pronunciou inúmeras palestras e no ano passado, como convidado dos ex-Telegrafista da Armada Portuguesa, esteve em Lisboa onde participou de solenidades, como representante do Brasil. Além de exercer com a maior dignidade as funções de um Radiotelegrafista, ele também tem um hobby desde 1974 e faz parte de uma Associação que congrega Radioamadores – Classe A – com mais de 140 países integrantes. Onde também se inclui Presidente Prudente-SP, como uma das maiores e mais importantes cidades brasileiras.    

Veja a homenagem completa no blog

Memórias de um Repórter do Interior